15 de maio de 2021

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por: breezy

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Categorias: Estratégia, Marcas

Como criar uma campanha?

Conheça as etapas para a criação de uma campanha com influencers

Planejamento e estratégia são essenciais para o sucesso de toda e qualquer ação de comunicação e não poderia ser diferente quando falamos de campanhas de marketing de influência. Essas premissas envolvem todas as etapas do projeto, desde a ideia inicial até seu desenvolvimento e mensuração das métricas de resultados. Tendo isso em mente, com datas definidas e a organização acima de tudo, as chances de atingir a relevância e o engajamento desejados para a marca tornam-se muito mais tangíveis.

A seguir, listamos as principais etapas a serem seguidas para que sua campanha com influencers se torne um verdadeiro case nas redes sociais.

1. Definindo a estratégia

Para começar, é preciso identificar os objetivos da marca com a campanha de marketing de influência. A ideia é tornar a marca conhecida ou reconhecida? Construir uma identidade? Construir um público de seguidores? Aumentar os indicadores e o engajamento nas redes sociais, como os compartilhamentos, comentários e curtidas? Gerar leads e vendas? Fidelizar os clientes? Os objetivos podem ser todos esses e ainda ir além. Mas é preciso ter em mente o que a marca deseja e para quem ela quer falar, como seria a persona a ser impactada pelas ações, produtos e serviços da empresa.

2. Planejamento

Trabalhar com datas é fundamental para o bom andamento da campanha de marketing de influência. Muitas vezes as ações são realizadas para datas comemorativas ou dentro de algum prazo de lançamento oficial de determinado produto. Com um planejamento bem organizado e seguido à risca, a campanha certamente trará os resultados esperados. Aprovações, orçamentos, contatos, envios, enfim, cada etapa precisa fazer do plano da ação.

3. Partindo para o design

Depois dos objetivos e planos traçados, podemos pensar no design e na concepção da campanha em si. Como a marca irá se comunicar com o influencer, para que ele compartilhe com suas comunidades nas plataformas sociais? Nesse momento é preciso definir o escopo físico da campanha de marketing de influência. Quais produtos e como serão enviados aos influencers, a apresentação, embalagem, envio de brindes, como será a carta a ser enviada com o kit, se a marca trabalha com produtos que podem ser enviados ou se será necessária a criação de um box com itens que remetam à campanha. É preciso desenhar a ação e tudo que fará parte dela.

4. Mapeamento dos perfis

Definido o público-alvo é possível mapear os perfis de influenciadores que conversem com essas pessoas. A escolha correta está diretamente ligada ao sucesso da campanha. O número de seguidores não pode ser fator determinante para esta etapa, cada vez mais, influenciadores menores são muito mais estratégicos, principalmente, pela proximidade e nível de engajamento que possuem com seu público. Se um dos objetivos for a criação de conteúdo, é preciso avaliar a aptidão do influencer para isso, para que a mensagem seja passada de forma real e natural.

5. Relacionamento com os perfis

Assim que aprovados os perfis, inicia-se o relacionamento para cumprir os objetivos da campanha. Para os influencers que farão parte dos envios orgânicos, são levantados os dados necessários, se têm interesse em participar e os endereços postais. Caso a campanha envolva branded content patrocinado, é feita também a negociação, definição de valores, tipos e datas para as postagens.

6. Produção da campanha

É chegada a hora da montagem física da campanha. Os produtos e demais itens devem ser acondicionados nas caixas de envio, embalados corretamente e enviados aos influenciadores digitais definidos. Dependendo do número de perfis que receberão os kits, essa etapa pode demandar um pouco mais de tempo, por isso, é preciso calcular com certa margem o período necessário para isso.

7. Acompanhamento e mensuração

À medida que os influencers recebem os produtos, eles costumam compartilhar com seus seguidores. Alguns fazem posts, outros publicam stories, portanto, é preciso acompanhar e monitorar esses perfis, para não deixar passar nenhuma postagem sem a devida mensuração. As métricas são essenciais para contabilizar os resultados, avaliar o alcance da campanha, o engajamento do público, os pontos positivos e outros que podem ser melhorados para as próximas ações. A partir dessa análise, detalhada nos relatórios, os dados ficam registrados como base e ponto de partida para campanhas futuras de marketing de influência.